sábado, 13 de dezembro de 2008

Counting the Demon Days


Acordámos com os cânticos do Diogo. Era dia da troca de presentes e tinhamos de faze-la às 11h da manhã porque ele estava quase a partir para Lx city. Foi bom. Recebi do Diogo o livro “O Livro do Coelho Suicida” em italiano. Tem muita graça e já o conheci de tempos longínquos em que passava a minha pequena vida na fnac depois das aulas. Calhou-me dar à Maria um presente e assim, ofereci-lhe um pequeno boneco EVA do filme Wall-E. Uma pequena private entre nós que tantos nos diverte. Maria deu à Rita, Rita deu ao João e João deu ao Diogo. Foi bom!

Estávamos todos cansados, menos o Diogo que ficou em casa no dia antes. A Rita voltara da sua viagem de uma semana por Praga, Budapeste e arredores e nós tinhamos ido sair com a nossa romena de estimação, a Andrea. Nunca tinha ido ao Alcatraz. É uma discoteca ENORME. Nunca tinha estado numa discoteca tão grande. Tinha vários pisos, salas, níveis, etc etc. E jaulas com mulheres dançantes! Mesmo como um filme de segunda categoria!

Por isso é que o dia de hoje foi passado a molengar em casa como caracóis numa húmida manhã de Janeiro. Não sei porquê mas esta frase desencadeou um flash na minha memória. Era muito novo ainda, estava em Águas Belas, a minha “quinta” desde sempre e estava de cócoras a ver um caracol a deslizar despreocupadamente. O céu estava tapado por nuvens espessas e que ameaçavam chuva e o ar estava húmido mas não muito pesado. Os contrastes de cores da paisagem diminuíam e tudo fundia-se numa mistura de azuis, verdes, cinzentos. É estranho que sinta nostalgia com coisas destas mas o mais estranho é que mesmo os momentos menos divertidos trazem sempre alguma nostalgia no futuro. Uma coisa de que gosto muito de fazer é ouvir sem parar um cd no verão e depois deixá-lo de ouvir quando as férias acabam. Quando o ouço mais tarde, as memórias desse verão são revividas intensamente. Mas isto não funciona só com música claro..
Eu sei que quando me for embora de Milão e quando mais tarde ouvir alguma música, comer, cheirar, sentir alguma coisa, que só em Milão tive oportunidade de experienciar, uma enchente de sensações irá passar pela minha mente e vou sentir uma nostalgia insuportável. Só por isso, esta vivência em Milão já vale toda a pena.

Faltam exactamente 5 giorni para a minha viagem de volta. Está-me apetecer ver a minha tão estimada família, os meus amigos, o meu grupo jurídico (que estão dentro dos meus amigos claro), e fazer coisas rotineiras lisboetas. Lembrem-me que tenho de ir a um restaurante japonês. Está-me a apetecer muito (é de notar que eu não sou viciado em comida japonesa, mas desde que comi sinto falta de experimentar de vez em quando!).

Daqui a bocado vou jantar com amigos!

Sem comentários: