sábado, 15 de novembro de 2008

Bloody Eyed Animation


Chegado mais uma vez a casa! Mais bem disposto e com uma palavra simpática e acolhedora e também quente para cada um que eu encontrava a meu caminho. MAS (há sempre um mas) cheguei também com um pequeno derrame no olho. Acordei assim hoje e só percebi que o tinha ao ínicio da tarde. Talvez não o tivesse quando acordei mas deve ter disparado a meio da manhã tal era a minha concentração (verão porquê). Parece uma goma açucarada que espreita pelas pestanas. Sim é nojento, eu tenho a noção disso. Começou por ser um presumível torçolho há uns dias e evoluiu para uma batalha sangrenta nos meus vasos sanguíneos. (espero que o texto esteja a fazer sentido. Perco um bocado da concentração com o Diogo e a Rita a falar ao meu lado e por isso tenho de por música, o que me distrai na escrita também. Por isso: algum êrro há vista digam me logu sff).

Agora é que percebi que hoje é sexta! Parece que passei um fim de semana em Turim mas foram só quarta, quinta e sexta! Fui para lá com o objectivo de me candidatar a mayor da cidade. Apanhei-vos bem mas não foi isso! Fui para poder ir à Viewfest! Vejam o site se quiserem informação mais precisa: www.viewconference.it. Acho que é este. Este evento envolve animação, videojogos, cinema, etc etc, tudo visto numa perspectiva digital. Posso começar por dizer que ADOREI ESTE RAIO DE CONFERENCIA. Mas antes de me exaltar com animos também exaltados passo a contar o percurso evolutivo destas magnificas conferências.
Ah, antes disso tenho que dizer que cheguei a Turim e fui muito bem recebido pelo Afonso e os seus companheiros de casa: a Rita, a Inês, o Juan, o Julio e o José. Estes últimos uns espanhóis muito boa onda e porreiros (agora reparei que começam todos por "J". Curioso não? Talvez peculiar seja a melhor palavra. Ou obsoleto?? Que nem sei bem o que significa mas já irei procurar na internet, a salvadora dos significados esquecidos). A casa deles tinha duas casas de banho. Heaven.

Tinha perdido o primeiro dia de conferências. Ao que parecia, Paul Topolos, artista da Pixar, falou sobre "Wall-E" e Mark Osborne falou sobre "Kung Fu Panda". Duas exposições que eu nunca deveria ter perdido por nada deste mundo. Uma pena.
No dia seguinte, o dia em que acordei já em Turim, fui com o Afonso, Rita e Inês e mais tarde o Juan, às conferências. Eu era o mais entusiasta e mais fanboy, visto que aqueles temas eram grandes paixões minhas e cada vez mais percebia isso. Vimos filmes e ouvimos as suas análises e os modos de construção gráfica. Era de génio I tell you. Nesse mesmo dia, fui à procura do Mark Osborne porque queria tirar uma fotografia com ele, como prova de que realmente estive lado a lado com este espectacular artista (por favor, vejam o "Kung Fu Panda"). E não é que ele tirou mesmo a dita fotografia?! FLASH

No momento em que a fotografia foi tirada eu estava a dizer qualquer coisa como:"...since I love Kung Fu Panda". Sim, o mais geek. aha

Nos dias seguintes, acordei às 7h e fui, às vezes sozinho, a todas as conferências disponíveis e não fiz os workshops porque foram cancelados.
Ah! Havia lá uma banca com uma quantidade exorbitante de livros sobre animação, graficos, etc etc. Eu queria levá-los a todos, acreditem nisto. Eram livros com arte conceptual de filmes como "Os incriveis", "Ratatui", etc etc. E eu adoro arte conceptual. Gosto de saber todo o processo que antecedeu a criação do filme propriamente dito, quais as dias, quais os cenários, os designs. Pure Magic OF ANIMATION! *foguetes* *Martim esmurra-se a si mesmo* Back to reality.
Comprei este livro:


Tive a sorte de tirar fotografias com quase todos os conferencistas e pude notar o quao terra-a-terra eles são. O Paul Topolos depois de me perguntar o nome e eu responder que era Martin mas em português era Martim (coisa que me vou habituando a dizer), ele soltou um simpático "boa tarde" ao qual não consegui ter reacção e limitei-me a rir. Fiquei nervoso e com as pernas a tremer só por falar com todos eles e principalmente senti-me muito feliz por estar tão proximo de pessoas que fazem o que eu adoro. A Sharon Calahan, que pos o auditório a abarrotar, foi muito simpática para mim também. Depois de eu lhe dizer que conhecia um colega dela da Pixar ela continuou a conversa e assim falámos um bocadinho. Muito rápido, mas o suficiente para me deixar nas nuvens animadas.
Conheci também o Brad Lewis, director da Pixar, que falou de uma maneira muito inspiradora e com muito carisma. Ele é o Mayor de uma cidade da Califórnia! Não tem piada? É o que aparece na segunda fotografia.
Assisti também à palestra de Will Wright, o criador dos The Sims e Spore e fiquei fascinado por todo o conhecimento emanado. É uma inteligência direccionada para aquele campo específico da tecnologia e videojogos mas mesmo assim não deixa de ser uma inteligência e inteligências há muitas!
Fiquei a conhecer por dois programadores do estudio da Ubisoft de Montreal, novos promenores do novo Prince of Persia e como eles conseguiram criar o jogo. Convenceram-me que aquilo estava muito bom, e de facto estava!
Tive vergonha de pedir um autografo ao criador japonês do Resident Evil e por isso o Afonso pediu por mim, safando-se com um Konbanwa (boa noite) muito ranhoso.





(Acabei de esfregar o meu olho mau com força sem querer e agora está-me realmente a doer. Sh*t).

Gostei de os ouvir a todos pois consegui notar uma verdadeira paixão nas suas profissões e uma grande camaradagem entre eles. As histórias que ouvi ensinaram-me muito e pude torná-los as minhas cobaias pessoais para perceber as suas lições de vida e aprender a seguir o caminho certo. Só visto acho eu... Senti-me no meu mundo lá!

Numa noite em Turim fomos dar uma volta pela cidade para que eu a pudesse conhecer pelo menos um bocado. Era muito melhor do que eu estava à espera. Pelo menos de noite e com as ruas desertas, as piazzas eram enormes e os castelos e edificios monumentais. As luzes de Natal eram inovadoras, feitas por artistas!









Valeu muito a pena e pude ressacar de Milão. Estou pronto para outra (seja o que for...)

Agradecimentos ao Afonso e à malta lá de casa por me acolherem e alimentarem tão bem!

P.S. - O computador está optimo, parece outro! Vamos ver quanto tempo dura..

8 comentários:

cate disse...

gostei de te ler:)
estas bem, tintim!!

claramente pronto pra qualquer outra (let them come, pum pum bang bang)

venecia, nao esta nos planos?
é linda...

beijinhos com saudades, sem novidades

Martim disse...

Veneza está nos planos! Para a semana talvez! esperemos que esteja bom tempo!

Lima disse...

Conseguiste Martim. Criei uma conta "google/blogger" ( I wish I knew what it is ).Fizeste-me dar um passo de gigante na minha parca educação informática apenas para ter o prazer de te dizer isto:
YOU`RE STILL A BIG FAT LOSER

Martim disse...

LOL aha bom comentário muito produtivo! Confesso que já sentia alguma falta de alguém a dizer LOSER.
Uma pinacolada para ti ma friend.

Bruninha disse...

Martes, esse olho está para lá de nojento. Se eu fosse um dos animadores e me pedisses para tirar uma foto contigo dava te uma moeda e fugia a 7 pés. De resto continuas lindíssimo.

Martim disse...

Inês, há quem goste de maus olhados!


er

hen disse...

"fotografias falsas"

caros fans das patetices deste aldrabão!
as fotografias com os ditos génios da animação são falsas.
reparem como a imagem "martim" é sempre a mesma.
a cara, a posição, a roupa... até a gola do casaco está descaída sempre pro mesmo lado.

o photoshop faz milagres mas não exageremos.lol

Martim disse...

Queres-me tirar o protagonismo é?!
Obrigado pelos dias turinicos!