quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Bolonha - um dia

Vendo um monumento típico em Bolonha.

Estou a não tentar perder o fio à meada mas esta coisa de não haver internet em casa tira-me um bocado do sério. Já chegado de Bolonha, e tendo só passado lá um dia completo, posso dizer que adorei aquela cidade e que me diverti muito. Mas a vida não são só cachos de bananas maduras por isso passemos para a "composição".

Acordámos cheios de sono no dia 30. Fomos despertados pelo simpático telemóvel do Luis mas voltámos a adormecer. "Levantem-se! Não estão em Milão e têm de ir conhecer a cidade!" disse o Luis como um bom pai dourado. Fizemos o esforço e fomos tomar o pequeno almoço e um banho de água gelada. Muito me queixo da minha casa em Milão, mas pelo menos ela tem água quente (de vez em quando mas tem). Lavei-me razoavelmente. Experimentem banharem-se em água gelada numa manhã também gelada. Lá consegui e até me senti bem depois do banho. Senti-me quente (the irony...). O mesmo fizeram a Maria e o João.
Seguimos então à aventura por esta nova cidade que nos abria o seu coração à bolonhesa. Fomos à Praça Maggiore, vimos a estátua de Neptuno, etc etc. O Luis levou-nos depois a um museu de arte e ciência. O meu tipo de museu.
Sentia-me como um puto com o olhar vidrado na montra, a desejar ardentemente aquele doce da Candy Shop. Vi peixes que nunca tinha visto e que foram empalhados no seu pior dia (a expressão das suas caras era motivo para umas boas gargalhadas instantâneas),
cobras de um comprimento gigantesco, formas diferentes de como um bebé nasce (o que fez a Maria quase vomitar), orgãos do corpo humano, mapas mundi antigos, etc. Muito bom. Ao saírmos Maria foi ter com a sua tia que viva em Bolonha (ela só se lembrou que tinha uma tia em Bolonha a meio da viagem... o que vale é que ela tem tios em todo o santo lado godammit!) e ficámos eu, João e Luis (que entretanto se juntou a nós pois as suas aulas no hospital tinham acabado naquele dia). Ele levou-nos a umas igrejas medievais com uma grande história por detrás. Muito interessante. Para além disso fizemos amizade (os amigos são flores de estufa. Há que regá-los de vez em quando para florescerem e se tornarem belas árvores de fruto. Carregadas de alimento saudável que dá vida à Terra. Esta gira em torno de um eixo. E nós sentimos a sua pressão esmagadora. E vivemos simplesmente como seres humanos que somos. O sol cega os cegos mas ilumina os bravos. Os sobreviventes da Terra perdida no espaço. No fundo do poço encontramos a moeda e desejamos a vida do Planeta. O poder do Planeta. A força do Planeta) com um monge beneditino muito porreiro. Sabendo que eu e o João estudávamos numa área artística fez-nos uma visita guiada pelo pequeno museu de uma das Igrejas(eram sete pegadas entre si, tendo o processo de construção sofrido várias alterações ao longo dos anos). Ficámos quase uma hora à conversa e já sentindo alguma impaciência do João, o Luis resolveu despachar o monge e lá nos fizemos à estrada saboreando os frutos colhidos da nova amizade (BORING HELL).
Vimos as duas torres também. Uma delas é enorme e imponente tocando no céu, mas a outra está cortada ao meio! Ao longo dos anos depois da construção, as vigas da torre foram cedendo para um dos lados e com medo que ela caísse sobre a outra resolveram cortá-la ao meio. É impressionante como a torre é inclinada. Quem passa lá por baixo desata a gritar por pensar que a torre está a cair sobre si! (É mentira mas seria bem divertido: a população de Bolonha gritar durante séculos sempre a pensar que a torre estava a cair. Eu chegaria lá e dizia, subindo para um degrau:"Povo de Deus, a torre já não constitui ameaça aos vossos corações e santas mentes italianas. Vamos festejar como se não houvesse amanhã!" No dia aseguir o Mundo acabava).
Fomos depois comer, de acordo com o Luis, os melhores gelados do mundo. Eram de facto uma grande fanfarra de prazer. Escolhi dois sabores não frutosos o que se revelou uma bela aposta. Saboreei e arrotei com prazer para a cara de uma nobre e gentil velhinha que montava no seu cavalo castanho e que sorriu com ternura desejando-me o melhor e que eu continuasse a arrotar daquela maneira pelo mundo fora. Simpática.
Chegámos a casa muito cansados. Para além disso vinha preocupado desde a viagem pois só tinha trazido umas calças e uma t-shirt (esqueci-me, perdoem o pobrezinho!). O Luis, sempre pronto a ajudar, emprestou-me uma t-shirt e assim continuei apenas com as calças que já usava há uns dias.
Fomos, acompanhados também dos nossos novos amigos que viviam com o Luis, para uns bares. A cidade é muito pessoal, muito pequena e pode-se andar a pé para quase todo o lado. Very nice indeed. A Maria tratou de desaparecer para falar com uma amiga. Fartei-me de a chamar para comer pizza, mas ela não quis e por isso fui eu, João e Luis acompanhados por uma sueca e duas francesas comer uma bela pizza familiar por 2.50! Comi que me fartei e voltei a arrotar. Desta vez a simpática velhinha não estava lá mas tratei de lhe mandar um pombo correio com um arroto em meu nome. Sempre atencioso, eu sei.
Depois de comermos a pizza fomos para um bar/pub muito engraçado e com um bom ambiente. Tratámos de pedir umas cervejas (a sueca pagou a minha visto que eu lhe tinha pago a pizza. Eu bem a tentei impedir mas ela disse-me que era um costume sueco dever o que era devido. E eu aceitei esse costume com agrado). Bebemos moderadamente e com responsibilidade (acreditem) e discutimos sobre música, tradições e política (as francesas eram de esquerda e não gostavam da Carla Bruni. Ao que parece ela era apenas um "vaso bonito com flores que só serve para enfeitar")! Conheci também uma amiga de uma amiga minha que já tinha ouvido falar de mim (sim és tu Maísa).
Fomos para outro bar/disco onde nos fartaram de mandar calar com xiuuss. Achei insólito. Mandarem baixar o volume num bar. Enfim, ainda me diverti e tivemos bons momentos entre erasmáticos,lol. O espírito de Erasmus solta imenso as pessoas e leva-as a falarem com toda a gente. Muito friendly.

No dia seguinte acordámos cedo para apanhar o comboio que iria voar até Milão. Claro que o perdemos, não fossemos nós quem somos. Comprámos bilhetes para o seguinte e ele chegou com atraso. Beautiful. O comboio era dividido por compartimentos o que era bom. Estávamos mais à vontade e podiamos deitar-nos esparramados nos bancos. O pior é que o calor apertava e não consegui dormir. Cantei algumas músicas para animar, e a Maria juntou-se à festa, enquanto o João pensou em atirar-me do comboio naquele momento.
Chegámos a Milão com alguma pena de não estar mais tempo em Bolonha. Num dia penso que aproveitámos ao máximo Bolonha, tanto de noite como de dia. E o mais importante é que fizemos bons amigos! A minha árvore das patacas está carregadinha de cabelas decapitadas de novos amigos. *O mais mórbido e sádico*.

Cheguei a falar com o senhorio em Bolonha é verdade... Telefonei-lhe e se calhar exagerei no tom porque ele se passou comigo e que não tinha de admitir aquela arrogância. Da minha parte houve compreensão mas não baixei a guarda. Expliquei-lhe tudo: que morava muito longe da minha faculdade e que a casa estava imunda. Ao que ele me respondeu que tinha pago não sei quantos euros a uns profissionais para limpar a casa. Então deixem-me só dizer uma coisa: Se eles eram profissionais eu chamo-me Fernando. E esse não é o meu nome.
De qualquer maneira encontrei-me com ele, já em Milão, para lhe pagar a renda do mês de Outubro e expliquei-lhe que estávamos a pensar em mudar de casa. Pai, um contrato deste género é apenas um acordo amigável sem qualquer questões jurídicas? Porque de acordo com o sr.senhorio, se nos mudármos todos o contrato é anulado/cancelado, mas temos que avisar com dois meses de antecedência, mas se só se mudarem uns de nós temos de arranjar mais alguns novos interessados moradores para se mudarem para a casa. Dois meses é uma vida inteira! Se pudesse mudava-me já. Acho que até seria benéfico para o senhorio ter a casa disponível agora para os novos estudantes que chegam a Milão nesta altura. Enfim, uma pequena preocupação que nos atormenta. Amanhã terei que dar alguma espécie de resposta. Não ficarei homeless mas há sempre o risco de não encontrar casa right away.








Desculpem este post longo, mas às vezes é preciso escrever para assentar as ideias.
Um beijo e um abraço,

Martim

P.S. - Mais tarde postarei fotografias da noite de Bolonha!

4 comentários:

duarte disse...

ola tina! Mandamos te este post directamente da rua rodrigo da fonseca numero 74 2 frente e esquerdo (sim porque a casa do martim e gigante ! ). estou aqui com a ana e o duarte a chorar agarrados as tuas cuecas... ja vestimos o teu pijama, ja nos deitamos na tua cama, ja lemos o teu diario secreto...enfim, estavmos a precisar de nos sentir mais perto de ti, as saudades apertam muito sniffffff...
historia real : fui almocar com a ana e seus fans ao macdonalds e a lurdes estava a lavar as janelas e chamou nos para buscar as cenas do teu jantar que a ana se olvidou.
fica aqui um beijo daqueles muito especiais, meu, da ana e do duarte:)
Ps- o Duarte tem andado a vender os teus pertences,
ps 2- escreve menos..GET A REAL LIFE!!!!!
saudades! assinado prima MAria (the hot one)

Bruninha disse...

The hot one?! Maria... Deves estar a brincar...

maisa disse...

martim! o meu amigo que esta ai.. vasco sa fernandes, ainda nao encontrou casa, ontem ainda estava a procura pelo menos.. mas ele esta com amigos... se vcs estiverem todos a pensar mudar, tlv eles queiram ocupar o vosso lugar. ele pediu.me o teu numero de tfne italiano(tens certo? ou nao...lol ).. mas eu nao sei :P e pergunta quantas vagas existem, quanto é que se paga... e aonde é a casa!se estiveres interessado acho que o melhor seria dares o numero para ele te falar!

Unknown disse...

querido martim, nao es tu que tens um grupinho juridico muita fixe?? e que ate sao bons alunos?? e que estao sempre prontos a defender a justiça?? entao porque e que so perguntas ao teu pai e nao a nos essas tao belas questoes juridicas sobre o arrendamento urbano hein?? estou a ver que um ano e meio naquela belissima instituição evaporou se dessa tua cabeça num apice.. ai ai.. digo te ja que o senhorio tem razao pequenote..nao podem sem mais nem que abandonar a casa.. ha que comunicar previamente sob pena de reoluçao do contrato e ainda poderes ter de pagar as rendas futuras por incumprimento.. tenta sair o mais rapido possivel dessa alhada!
gostei muito do telefonema ontem! nao estava nada a espera...conseguiste falar com os restantes membros da nossa comunidade??
um beijo saudoso
(sim ines, I´m the hot one...)